segunda-feira, 5 de maio de 2014

Betty a feia só a versão colombiana

A novela Betty a Feia teve varias versões em vários países diferentes, incluindo uma versão brasileira, a versão colombiana (que eu amo!!) passou outras vezes no Brasil, a ultima vez foi no canal Rede TV com o nome Betty a Feia, o nome verdadeiro é Yo soy Betty, la Fea, que tem uma segunda fase (que eu ainda não vi) chamada Eco Moda que ainda é inédita no país.
Uma outra versão dessa novela está no ar atualmente no canal SBT com o nome A Feia Mais Bela, creio que seja a versão mexicana, eu vi alguns capítulos e já me deram nos nervos, pior do que essa versão só a americana Igly Betty, que era totalmente descontextualizada da original, parecia até outra novela, comparada com a colombiana a versão mexicana é ridícula, cômica demais, os personagens  estão muito irreais , estereotipados, falta muita seriedade na historia, todos os personagens e situações são mais cômicas, não souberam dosar o humor, esqueceram que a novela é uma comedia romântica e dramática.
Os personagens são inferiores em tudo, beleza, carisma e interpretação, salvo raríssimas exceções como a do ator Jaime Camil que faz o Fernando (Armando).
As principais diferenças entre as duas versões é que na mexicana a empresa onde se passa a novela se chama Conceptos (Conceitos) e é uma produtora áudio visual na outra versão era uma grife e confecção de roupas chamada Eco Moda. Colocaram outros nomes nos personagens que às vezes tem alguma ligação com os nomes da versão colombiana, por exemplo Beatriz(Betty) é Leticia(Letty), Armando é Fernando, Marcela/Marcia, Daniel/Ariel e por ai vai. A personagem negra que era uma das secretarias que jogava cartas na colombiana não existe mais, ela foi substituída por uma mulher branca da aria da limpeza, que adivinha não por cartas mas por um ritual de incorporação do coisa ruim (kk pegaram pesado demais nessa).
Jaime Camil (Fernando) é bonito, um ator que já vi em outra comedia, ele deve ser um galã de comedias no México, tem carisma, dá para engolir como Armando, mais o Jorge Enrigue Abello como Armando é muito mais carismático, cômico e serio(contraditório), é impossível que alguém faça aquelas carinhas e olhares de amor e cachorrinho que caiu da mudança como ele, sem falar nos beijos que ele dá, ninguém “mia” como o Armando.
A atriz Angélica Vale fez muito mal a personagem Leticia (Letty), ela é de longe a pior personagem, muito ridícula e feia, mais feia mesmo, não estou brincando, eu sei que a proposta da novela é essa mesmo; uma mulher feia e inteligente classe baixa que conquista o galã diretor classe alta da empresa, só que ela nunca foi feia de verdade na vida real, mas essa é feia, a Letty é mais feia que a Beatriz (Betty), não tem carisma é estereotipada, tonta, tosca mesmo, não dá para simpatizar com ela, a Betty da versão colombiana era uma espécie de nerd romântica de shoujo manga (Quadrinho japonês para garotas), só que feinha e inteligente, romântica, sonhadora,  piegas, com baixa alto estima, cumplice, fofa e sem muita experiência com homens devido a sua falta de estima e pelo trauma que sofreu, não tem como não se comover e se identificar com ela, e torcer por ela também.
Quem deveria ser ridícula ao extremo se seguirmos a “logica” não é, a personagem Patrícia, a “Patty” dessa versão se chama Alice é menos comedia e sem carisma que a dá outra versão, vai entender, inverteram as coisas.

PS: Falando em versões malfeitas me lembrei do anime Neon Geneses Evangelion, que foi contado em 26 capítulos no anime, explicado no filme, explicado, concertado e melhorado no manga e foi ridicularizado na versão  do manga chamada Evangelion Iron Metal, ridicularizado em todos os sentidos, desde o traço ao roteiro e personagens.                                                          

26 comentários:

  1. Querida,a versão mexicana é muito legal tipo a Lety é muito linda na verdade divina sei que você gosta da versão colombiana mais prefiro o Jaime e a Angelica que são otimos atores se você não gosta tudo bem mais respeita quem gosta,minha amiga prefere a versão brasileira mas respeito já eu prefiro a mexicana
    --Sam W. Cortez

    ResponderExcluir
  2. Com tantos outros posts polemicos no blog a pessoa foi logo se ofender com esse da betty vai entender...É o seguinte esse blog é de opinião, minha opinião, então aqui eu digo aquilo que penso sem me importar com a opinião dos outros, aqui tambem não é um blog de debates pelos comentários, as pessoas que não gostarem ou concordarem comigo não frequentem mais esse blog.

    ResponderExcluir
  3. Assisti A Feia mais bela e agora estou assistindo Betty, a Feia.Prefiro mil vezes o Fernando e a Lety ao Armando e a Bety, embora eles também sejam fofos.Mas, em compensação, em relação aos demais personagens a versão colombiana ganha de longe.O quartel das Feias da versão mexicana é insuportável e a Alice é muito chata, difícil de engolir.Nesse caso, o excesso de humor não funcionou.

    ResponderExcluir
  4. Que loucura. Em que momento a dona do blog ofendeu quem gosta da versão mexicana? Ou as pessoas estão realmente desprovidas da capacidade de interpretação, ou estão sempre querendo semear a discórdia, ou são ignorantes mesmo. A autora somente expôs sua opinião - é o blog DELA, entendeu? - e fundamentada em pertinentes comparações com a outra novela. Nem ao menos menciona telespectadores, quanto mais falta-lhes com o respeito. Respeite VOCÊ o bom senso, Samela.
    Bem, eu concordo com o que você diz, miss Alice, inclusive foi muito feliz na analogia da Betty colombiana com as heroínas de shojo, sempre considerei essa novela mais parecida com novelas japonesas do que com as americanas. Agrada-me a mistura de humor, romance, drama, mas também há ali um humor negro, um politicamente incorreto, um sarcasmo raro em outras produções. À epoca da primeira exibição, comecei a ver "A feia mais bela", mas não consegui. A superioridade de "Betty, a feia" me deixara exigente demais. Quem prova filé mignon não consegue mais comer músculo.

    ResponderExcluir
  5. Embora Betty, Feia seja muito boa, talvez pelo fato de ter tido um orçamento baixo, peca muito em qualidade, comparada A Feia mais Bela.A trilha sonora mesmo, é bem ruinzinha e música instrumental(o tema da abertura da novela) que tocam nas noites de amor de Betty e Armando são de dar medo.O Armando foi mundo bem interpretado pelo JEA, mas o Jaime Camil deu um show como o Fernando.Bem mais carismático, divertido e envolvente do que o Jorge Henrique.A Lety ficou um tanto exagerada, mas se objetivo era divertir, conseguiu, pois ela é hilária e dá pra se identificar muito com ela também.Quanto a beleza da atriz, acho que o certo ser uma atriz feia mesmo.Afinal, se a novela fala sobre a crueldade que as pessoas feias enfrentam e valoriza a beleza interior, porque a personagem não continuou feia, porém admirada e respeitada no final, ao invés de se tornar uma miss?Qual o sentido disso?Enfim, Betty, a Feia é ótima, mas A Feia mais bela superou.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que opinião ainda podemos ter, independente de tão idiotas e superficiais, sejam. Acho o trabalho da Angélica Vale primoroso. Assisti à versão mexicana, a colombiana também. Ana Maria Orozco, foi pioneira e sem nenhuma forma deu vida à sua feia... A Angélica tinha precedente e mesmo assim conseguiu dar vida à Letícia Padilha Soliz, brilhantemente, a novela é baseada na outra, mas tem vários outros elementos. Conseguiu migrar de horário graças à sua popularidade e imenso sucesso e ainda hoje causa comoção, aqui no Brasil e também no México. O que posso dizer é que, ainda bem que nem todo mundo gosta de preto... pq então o que seria do branco...

    Só acho muito pretensioso de sua parte tomar isso como verdade absoluta. Sua verdade é só sua.

    Um adendo, tanto a Angélica Vale como a Orozco são lindíssimas na vida real. distintas mas belíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse q ainda bem q podemos ter opinião propria, mas alguns acham q não, q temos q ir na onda da massa, vc deu a entender q minha opinião é idiota e superficial, e disse q sou pretensiosa, olha a minha opinião é uma verdade pra mim assim como a sua é pra vc, aqui é um blog de opinião, a minha opinião, não espere textos imparciais aqui é por isso q o blog tem esse nome, e voltando ao assunto idiota e superficial, quer comportamento mais idiota e superficial do q se ofender e discutir por causa de um texto de uma novela?Tem coisas muito mais serias na vida ok?

      Excluir
    2. Você acredita que eu aprendi espanhol para assistir Yo Soy Betty La Fea na língua original? Fantastica. Outra Colombiana é Pasion de Gavilanes .(Recomendo)

      Excluir
  7. Eu adoro "Betty a feia", amo mesmo. A história é bem clichê, mas todos adoramos. Os atores Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello estiveram excepcionais, vamos considerar que era a primeira "versão", em uma época que não havia muitos recursos (1999) e o país (Colômbia) passava por crise econômica e política. A novela se tornou um verdadeiro fenômeno, chegando a ser considerada pelo Guiness Book a novela mais bem sucedida do mundo.
    Considerando tudo isso, as demais são versões, algumas tão boas quanto, outras melhores e outras piores. A versão mexicana é muito boa, principalmente a primeira parte, antes da Letty ir embora e aparecer o ALDO, extremamente chato. Adoro o Jaime Camil (lindo) e a Angélica Vale, que considero muito bonita e simpática, tipo gente como a gente. A brasileira, não gostei, destoou da história original, como a alemã e a americana. As versões espanhola, russa e grega são ótimas, principalmente a russa, se tiverem oportunidade e curiosidade deem uma olhada.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! discordo totalmente!!!! Já assisti as duas versões e confesso que até gostei de Bete, a feia, mas "a feia mais bela" é simplesmente apaixonante!!!! (é claro que no final tentaram "encher linguiça" com o tal do Aldo), mas fora isso, a novela é maravilhosa. Já assisti duas vezes, e penso seriamente em assistir uma terceira vez...

    ResponderExcluir
  9. Eca, a versão mexicana é ridícula! só quem n entende nada de interpretação e sofre de retardo mental para achar essa versão melhor...cabelos, maquiagens, vestuario, interpretações, tudo fake....a versao colombiana é bem mais natural e engraçada....dona do blog ta certissima. só pirralhos, sejam em idade ou mentalmente, para gostar da versao mexicana...pfff..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que vc deveria respeitar a opinião das que gostam

      Excluir
  10. Betty smp arrebatará meu coração

    Letty estava mais puxada para o circo, não suportava

    ResponderExcluir
  11. concordo com vc miss Alise a Betty,a feia é a melhor comparado a Feia mais bela eles so querem fazer graçe e olhe so ate onde assisti Betty a feia a Betty n fica com o Michael ,ja ha Letty foco com o Aldo e no casamento da Letty e do Fernando aparece um santo, isso mesmo um santo com a imagem do Aldo, por favor ,quando vi aquilo achei o cumulo e no casamento da Betty e do armando achei super fofo ele ter feito a surpresa pra ela .Quanto a versão brasileira eu gostei , admito gostei da bela e do rodrigo ,apesar de n ser igual a versão original , o rodrigo era todo fofo , romântico e me diga que graça teria se fosse tudo igual? quem iria querer assistir eles so pegaram a parte da secretaria feia que se apaixona pelo chefe bonitao e mulherengo , so o contesto foi igual mais ainda sim prefiro Betty, a feia ( respeitando a opiniao de todos )

    ResponderExcluir
  12. Ah minha gente por favor não dá nem pra comparar na minha opinião, pois Betty a feia sempre será a melhor versão, tá certo que tinha muita cena água com açúcar n gosto de muita enrolação mais ela compensava em tudo pra mim foi mt divertido enquanto durou �� Já a feia mais bela o novela chata muito chata forçada e sei lá não achava aquele Fernando interessante como o Armando não, é a Letty pelo amor mt mt mt chata.

    ResponderExcluir
  13. Eu queria ver a versao russa dessa novela Betty a feia pra ver se e tao boa quanto Betty a feia eu ja tinha visto Betty a feia antes so que eu era muito nova inyao nao lembrava da historia intao baixei a feia mais bela p ver e gostei de bastante coisa na novela mas tem coisas que nao da p ver acabei passando direto a parte das secretarias a parte da Alice tbm .mas as partes delas eu adorei mas a Betty a feia e linda o que eu fikei um poukinho xatiada foi q eu queria ver a serie q vem depois da novela chamada ecomoda mas eu so consegui ver legendada so ate o 12 fikei xatiada e fikei xatiada com final da feia mais bela horrivel o final.nada a ver aquele final

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo! Armando eh Armando! Jorge Enrique eh tudo que eh há de melhor!

    ResponderExcluir
  15. Sim!!!!! Dr. Armando (Jorge Enrique Abello) gatinho!!! Divino!!! AAAAmmmooo essa novela. Existem três episódios inesquecíveis: aquele em que a Betty "reencontra" o seu passado de criança e adolescente, e por última a cena de perdão na praia com Catalina. Essas cenas trás uma mensagem psicológica muito forte.

    ResponderExcluir
  16. Betty a feia é ótima, mas a minha paixão é A feia mais Bela,essa me envolveu como nenhuma novela na vida. Me emociona e me mata de rir, ao mesmo tempo.O seu Fernando é tudo de bom. O Jaime Camil, além de lindo e divertido, é um ator fantástico. O que achei ruim foi só o namoro da Lety com o chato do Aldo. Aquilo detonou com a novela.

    ResponderExcluir
  17. Discordo, pq a versão mexicana deixo a historia mais completa e da um final descente para cada personagem... diferente da betty a feia.... dessa vez o pupilo superou o mestre mil anos luz... Alias os personagens são muito melhor a atuação do Jaime Camil e muito superior mais envolvente e a angelica nem se fala....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo a versao colombiana e muito melhor, infinitamente melhor.

      Excluir
  18. Só pode ser retardado quem gosta de A feia mais bela, por favor! O único ator que presta é o Jaime Camil. O resto é uma droga de atuação.

    ResponderExcluir
  19. Já vi 3 vezes Betty a Feia. Quando passou na TV e recentemente no YouTube nas versões dublada e original em espanhol. Também vi A Feia mais Bela e concordo que a versão mexicana não chega aos pés da colombiana. Me emocionei com Betty e Armando, não consegui nem me interessar por Letty e Fernando. Aquele final sem pé nem cabeça então, ninguém merece!

    ResponderExcluir