domingo, 6 de março de 2011

Teste de Rorschach

O teste de Rorschach é uma avaliação psicológica criada pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, a técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo, ou então, mais recentemente de método de auto-expressão é utilizado, o teste consiste em mostrar 10 placas(pranchas)com desenhos formados por manchas simétricas, através das respostas do analisado sobre o que vê nas placas o psiquiatra/psicólogo faz suas avaliações sobre o psicológico do individuo.

As placas são mostradas ao analisado uma por uma seguindo uma ordem nas placas, é permitido ao individuo virar a placa de qualquer forma para melhor visualizar e tirar conclusões a seu respeito, depois é solicitado uma resposta sobre o que tem na placa.

Vi em algum lugar na Internet uma analise sobre esse teste feita for leigos para leigos, onde eles propõem respostas "normais" para os possíveis avaliados nesse teste, quando digo "normais"quero dizer respostas desprovidas de problemas psicológicos segundo eles, isso seria uma "cola" do teste, achei cômico e trágico isso, colar em um teste psicológico?KK.

Quando eu era criança via esse teste em filmes e queria passar por ele só para ver os desenhos e avalia-los, eu estranhamente sempre tive uma visão lúdica da psicologia, eu gostava de ver e ler filmes e livros onde o lado psicologico dos personagens e roteiro eram mais desenvolvidos, por isso minha ligação com animes e mangas foi tão perfeita, mas o principal motivo para meu interesse por essa profissão era para decifrar a mim mesma, para me entender me explicar para mim.

Bom, o teste até hoje não aconteceu, e minha primeira experiencia com profissionais da psicologia quando criança foi tosca, sem comentários.



Veja cada uma das imagens abaixo e diga o que elas significam para você e depois veja o que elas podem significar e qual foi as respostas mais comuns sobre elas.

É claro que esse teste é complexo só alguém formado em psicologia conseguiria falar de forma mais profunda sobre o método de Rorschach e analisar as respostas, o que estou propondo é só uma brincadeira.




14 comentários:

  1. Muito legal, estimulante, iteresante, intrigante...

    ResponderExcluir
  2. Sabe que isso que voce fez, pode tirar a validade de um teste psicologico??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha pensado nisso, as informações q eu postei podem ser encontradas na internet facilmente, e se o teste psicológico só depende dessas imagens para concluir alguma coisa é um teste bem superficial.

      Excluir
    2. na verdade Miss Alice, esse não é um teste superficial, na verdade ele é capaz de identificar muitos traços de personalidade, é um dos testes mais fidedignos da Psicologia, usado não somente no Brasil, mas tbm em países estrangeiros, este é um teste muito complexo, que exige tempo de estudo, não é tão simples assim como é posto aqui na pagina, sei disso porque estudo psicologia, na verdade já estou terminando o curso, agora se vc não sabe sobre algo não opine, procure pesquisar em fontes seguros e não em qualquer página criada para curiosos, mesmo que as laminas do teste sejam divulgadas na internet não perde a sua validade, pois as pessoas não saberiam interpretar as respostas de quem faz o teste, para vc ter uma ideia para utilizar o testes de modo correto é necessário um curso de 1 ano inteiro e o curso não é nada barato, poucas pessoas no país sabem aplicar o teste. ultima dica informe-se de verdade sobre aquilo que vc não sabe, não seja só uma curiosa superficial, que repete as coisas que os outros falam, construa vc mesma o seu saber.

      Excluir
    3. Ola Malu, em primeiro lugar eu opino sobre o q eu quiser, aqui é um blog de opinião pessoal, um anônimo disse aqui q só pelo fato de eu colocar as placas e as possíveis interpretações delas eu já estava invalidando os possíveis testes feitos, o q eu não concordo, o q eu propus foi só uma brincadeira com as placas, e sim; se as informações leigas expostas aqui invalidam o teste é pq não é um bom teste.

      Excluir
  3. Realmente vc está invalidando o teste, essas pranchas não poderiam ser divulgadas assim, muito menos com uma explicação, mesmo que superficial das mesmas...

    ResponderExcluir
  4. Esse teste é um dos mais complexos que existe na Psicologia e vc invalidade ele sim por expor dessa forma, não é porque é o teste é superficial segundo vc, mas pq vc está divulgando as respostas mais frequentes de cada lâmina que não podem ser divulgadas para uma pessoa que ainda não fez esse teste pois vc tende a induzir as respostas e o resultado do teste não será fidedigno pq a pessoa não disse oq realmente viu, mas o que mais frequentemente é observado (que pode variar de pessoa pra pessoa e por mais que algumas respostas sejam as mais frequentes, há uma infinidade de outras respostas que podem indicar distúrbios). Por mais que vc tenha tido acesso a essas informações pela internet, vc não pode divulgar isso. Isso é privativo do psicólogo e nem os próprios psicólogos podem divulgar essas informações para leigos, ainda mais você. Posso denunciar vc e seu blog para o CRP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK!Me denunciar para o CRP?Esteja a vontade para fazer o q quiser, só acho desproporcional a sua atitude. KKKK eu sou foda, olhem só, buguei o sistema inteiro com uma miserável postagem. Esse teste foi inventado em 1921 e estamos em 2016, acho q tudo q poderia ser dito e divulgado sobre ele; já foi dito e divulgado, já está banalizado, se simples informações de internet podem invalidá-lo é um teste ruim e obsoleto, se o psicólogo depende só dele para fazer uma analise final ou total do paciente; ele está sendo superficial.Afinal para q estudar um ano esse teste?Bastava vir até mim, a pessoa q revelou todos os profundos significados deles com pequenas e superficiais analises.

      Excluir
  5. Pro isso que eu considero psicologia apenas um tentativa de querer estudar o comportamento humano, mas não passa disso, apenas querer...de ciência pra mim passa longe, apenas deduções...

    ResponderExcluir
  6. Acredito que muitos psicólogos se acham a última bolacha do pacote e não é bem assim...sou psicopedagoga e lido com alguns testes que podem ser abertos pra minha área, mas confesso que uso alguns da psicologia e sou uma estudiosa e pesquisadora. Se a pessoa tem senso e sabedoria, ela saberá o que fazer com cada teste. Acredito que as imagens podem ser divulgadas sim...não temos que mitificar teste algum. Acho que temos que quebrar os paradigmas dessa parede que existe entre os testes e os indivíduos.... se as coisas fossem mais abertas, nesse nível, muito mais gente saberia mais sobre si mesma....

    ResponderExcluir
  7. Acredito que Alice não fez nada indigno. Apenas expressa sua opinião ilustrando do que se trata. Grande coisa! Hoje em dia, ninguém pode mais se expressar ou soltar um "pum" que vem uma duzia de gente em cima, querendo encher o saco e ficar na cola do sujeito que opina! Até porque, ela expressou claramente que esse teste tão "mitificado" aqui, só pode ser executado por profissionais. Psicologos não são Deuses...e tampouco os unicos biscoitos dos pacotes!! Alguns são muito bons, mas muitos também deixam muito à desejar.... não sabem abordar o paciente, não sabem efetuar e efetivar uma boa sessão, tem tantos problemas particulares que não se focam para a real analise do analisando. Complicado....

    ResponderExcluir
  8. Foi criado em 1921 e é utilizado até hoje. Ou o teste é muito bom ou o ser humano não evoluiu o suficiente.

    ResponderExcluir
  9. Miss Alice, sua postagem não invalidou o teste, relaxa. O Rorschach é um teste psicológico difícil de se invalidar, devido a sua complexidade para fazer o levantamento. Portanto, a simples divulgação das pranchas não tem o "poder" de tornar o resultado do teste inválido. O que pode invalidar um teste, são os maus profissionais que possuem acesso ao mesmo e divulgam informações sigilosas, que uma pessoa não habilitada não deve ter acesso.
    Em relação ao comentário da Natalie Oliver, nem todos os profissionais de psicologia se comportam como se fosse "a última bolacha do pacote". Essa percepção distorcida pode vir do fato de que uma psicopedagoga não possui o conhecimento necessário para aplicar um teste tão complexo. Dessa forma, se esta questão a incomoda, você pode se graduar no curso de psicologia de uma instituição de ensino superior e, após isso, concluir o curso de especialização na aplicação do Rorschach e comprar o teste com o seu CRP (que é requisito para a aquisição).
    Cada profissional é especializado na sua área, então vamos agir de acordo com a ética e não desmerecer o conhecimento do coleguinha.

    ResponderExcluir
  10. Respondendo mais uma questão levantada pela Natalie Oliver, os testes psicológicos não podem ser divulgados porque são instrumentos utilizados em avaliações psicológicas em várias áreas, incluindo a jurídica que, entre outras finalidades, avalia se o sujeito está apto a receber a liberdade condicional. Um exemplo que todos podem encontrar facilmente na internet é o caso da Suzane Von Richthofen, que recentemente foi submetida ao teste e o laudo não indica sua soltura. Existem inúmeros testes e inúmeros propósitos, incluindo para a avaliação psicológica do porte de armas de fogo e, até mesmo, se a pessoa está apta a dirigir.
    O que me deixa chocada é uma pessoa que se diz "estudiosa e pesquisadora" atribuir a finalidade de um teste psicológico a um simples "conhecimento de si mesmo" e, ainda pior, defender a liberação de um conhecimento tão importante para pessoas leigas. Sugiro, verdadeiramente, que estude e pesquise mais, até porque sua área de atuação lida com pessoas e não portas.

    ResponderExcluir